Equilibrium Clube de Corrida e Caminhada Salvador - BA

Clube de Corrida Salvador - BA

Clube de Corrida Salvador - BA
SEGUINDO SEMPRE EM FRENTE COM VOCÊ

Equilibrium Clube de Corrida e Caminhada Salvador - BA

Equilibrium Clube de Corrida e Caminhada Salvador - BA
Participe ! Vista esta ideia.

Pesquisa

PARTICIPE

quinta-feira, 8 de julho de 2010

o Home
o A Empresa
+ Empresa
+ Equipe
+ Missão
+ Objetivo
+ Visão
+ Sitemap
o Treinos
+ Planilha de Treinamento
+ Locais de treinamento
+ Mapa
o Serviços
+ Serviços
+ Publicidade
+ Personal Trainer
+
o Área do Aluno
+ Aniversariantes
+ Depoimentos
+ Estatísticas
+ Twitter
o Provas
+ Calendário 2010
+ Resultados
o Eventos
+ Treinos de Sábado
o Fotos
o Dicas
+ Dicas
+ Noticias
o DOWNLOADS
+ Musica
+ Videos
o FICHA DE INSCRIÇÃO
o CONTATO

PARTICIPE!

Para se obter os melhores resultados pelo treinamento da capacidade aeróbia é de primordial importância a prescrição correta da intensidade do exercício, uma vez que a dosagem errada de intensidade e volume podem não ser suficientes para promover as adaptações esperadas, trazendo assim possíveis danos a sua saúde.

Através do nosso processo educativo você ira aprimorar as suas técnicas com total segurança e responsabilidade. Invista em sua saude, pratique atividade física orientada.

Equilibrium – Corrida e Caminhada, Salvador – BA / Bahia.
http://ping.fm/Vtabl
Equilibrium X Diabetes^

O diabetes melitus, popularmente conhecido como diabetes, é síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da resistência á sua ação, isto é, da incapacidade da insulina de exercer seus efeitos de modo adequado. Caracteriza-se por níveis de glicose sanguínea elevados (hiperglicemia) e distúrbios do metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas.

O diabetes e suas complicações são a maior causa de cegueira no adulto, insuficiência renal, gangrena, amputação de membros inferiores, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, aumentando a freqüência dessas enfermidades duas a sete vezes.

O aumento da incidência mundial de diabetes está relacionado ao aumento da obesidade e ao sedentarismo, atribuídos à crescente urbanização. O tratamento da hiperglicemia e dos demais fatores de risco predisponente de doença cardiovascular, com freqüência presentes no diabetes, e a prática regular de exercício físico previnem ou ao menos retardam o desenvolvimento do diabetes e de suas complicações.

Classificação do diabetes:

Diabetes tipo 1 – Quando há destruição das células β-pancreáticas, causando deficiência absoluta de insulina e tendência à cetose. Pode ter causa auto-imune (1ª) ou idiopática (1B).

Diabetes tipo 2 – Quando há graus variados de deficiência e resistência à ação da insulina. Enquanto no paciente magro a deficiência á ação do hormônio e a hiperinsulinemia.

Por Rodrigo Suzart

Equilibrium – Corrida e Caminhada, Salvador – BA / Bahia.
http://ping.fm/9o2Dv
Equilibrium X hipertensão arterial^

A hipertensão arterial é síndrome multicasional e multifatorial tendo como principal característica os níveis tensionais elevados e normalmente associados a distúrbios metabólicos, hormonais e hipertrofias cardíaca e vascular.

Desta forma o exercício, o exercício físico regular vem sendo considerado um importante coadjuvante na prevenção e no tratamento da hipertensão arterial, contribuindo para a melhoria de outros fatores de risco cardiovascular, como dislipidemia, intolerância ao metabolismo da glicose e o obesidade.

Logo após a realização de exercícios físicos dinâmicos nota-se que a pressão arterial cai, permanecendo abaixo dos níveis de repouso. Esse fenômeno é conhecido como hipotensão pós-exercício e o mesmo fará parte de uma das modificações recorrentes ao seu novo estilo de vida, que com o apoio do Clube Equilibrium será cada vez mais seguro e saudável.

Em primeiro lugar os hipertensos sejam eles: pacientes, alunos ou iniciantes de atividade física só devem iniciar o programas de exercícios regulares após terem sido submetidos á avaliação clinica prévia.

Por Rodrigo Suzart.

Equilibrium – Corrida e Caminhada, Salvador – BA / Bahia.
http://ping.fm/3YGkF
Nosso Programa de Exercício físico^

Em nossa experiência associada a exercício físico e qualidade de vida propiciamos grandes benefícios adaptativos aos nossos alunos, sobretudo pela melhora da capacidade física representada pelo aumento do consumo de oxigênio de pico.

O nosso programa de exercício físico atende as necessidades de diversos grupos desde um iniciante saudável a um:

• Atleta;
• Diabético;
• Hipertenso;
• Obeso;
• Idoso;
• Dislipidêmico;
• Depressivo;
• Cardiopata;
• e outros.

“O exercício físico é a fronteira entre a saúde e a doença do coração”
Ramires, JAF – 2004

Junto com o acompanhamento de profissionais altamente qualificados, você ira garantir diversos benefícios a sua saúde através das práticas: caminhada, corrida, exercícios funcionais e alongamento. Conheça agora alguns benefícios:

• Emagrecimento;
• Redução da glicose circulante;
• Redução da pressão arterial pós-exercício;
• Socialização;
• Resistência muscular localizada;
• Resistência aeróbica;
• Aumento da capacidade respiratória e cardiovascular;
• Diminuição dos riscos associados ao sedentarismo;
• Melhora da agilidade, da velocidade de ação e da autonomia;
• Melhora na auto estima;
• Diminuição da depressão e ansiedade;
• Envelhecimento saudável;
• e outros.

“Invista na sua saúde, pratique atividade física orientada”

Por, Elton Sena, 2010.

Equilibrium – Corrida e Caminhada, Salvador – BA / Bahia.
http://ping.fm/3mM94
Equilibrium X Obesidade^

Para nós do grupo Equilibrium obesidade não é um bicho de sete cabeças. Enquanto há consenso na literatura sobre os fatores de risco associados ao sobrepeso e à obesidade, ainda se discute muito sobre o melhor tratamento e você certamente já se perguntou,
O que devo fazer para emagrecer com saúde?

A sua resposta está aqui no clube de corrida e caminhada Equilibrium, aonde a combinação de uma dieta hipocalórica (poucas calorias) e treinamento físico é uma excelente intervenção não farmacológica para o tratamento da obesidade e do sobrepeso.
Cuidadosamente salientamos um efeito importantíssimo do treinamento físico referente à manutenção da perda de peso corporal após programas de emagrecimento. A manutenção da perda de peso quando sem orientação é mais difícil de obter do que a própria perda de peso. Sendo assim, a inclusão do nosso programa de treinamento, junto com a nossa supervisão durante e, sobretudo após o emagrecimento tem cada vez mais se mostrado eficiente.

“Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo”.

Por, Rodrigo Suzart.

Equilibrium – Corrida e Caminhada, Salvador – BA / Bahia.
http://ping.fm/tUbvO
Equilibrim X Atividade Física^

A atividade física é um comportamento básico na vida do ser humano, durante sua execução, desencadeia importantes ajustes sendo eles:

• Hormonais;
• Neurais;
• Cardiovasculares;
• Respiratórios;

Juntos visam manter o equilíbrio do nosso organismo diante da necessidade da grande demanda energética para a musculatura esquelética em atividade.

Dessa forma em virtude do nosso processo educativo e das adaptações fisiológicas desencadeadas pela prática de exercícios físicos, observa-se em geral que os alunos do Clube de Corrida e Caminhada Equilibrium (Salvador – BA / Bahia) apresentam maior capacidade funcional e maior desempenho físico do que indivíduos sedentários.

Por, Rodrigo Suzart.

Equilibrium – Corrida e Caminhada, Salvador – BA / Bahia.
http://ping.fm/fr06w
Dê o primeiro passo^

Várias são as razões que levam alguém a iniciar uma atividade física. Em geral, o que motiva quem busca uma orientação de uma assessoria esportiva como a nossa, Equilibrium Clube de Corrida e Caminhada Salvador BA, é em primeiro lugar EMAGRECER e ficar com um corpo mais bonito. Há também a preocupação com o coração e o medo de que algum distúrbio descoberto, de uma hora para outra, se agrave. Ai a pessoa acorda acorda e vê que precisa tomar uma atitude. Mas, cá entre nós, é relativamente raro ela nos procurar por livre e espontânea vontade.

A maioria chega graças à indicação – ou à pressão – de amigos e familiares. Ou ainda por causa de uma recomendação médica. Aliás a seguinte pergunta já se tornou um clássico nos consultórios médicos: “ Você faz atividade física?

Essa é de fato um questão crucial, especialmente para os indivíduos com mais de 40 anos e com um histórico de obesidade, hipertensão, diabetes e níveis de colesterol e triglicérides nas alturas. Seja qual for o seu perfil, PARABENS por iniciar esta leitura. É o primeiro passo. Em fim, o sinal de que você tomou uma grande decisão a seu favor.

O propósito deste Clube de Corrida e Caminhada vai além de animá-lo com informações cientificamente confiáveis sobre a diferença que a caminhada/corrida/exercícios funcionais podem fazer para a sua vida quando com orientação por profissionais da área de Saúde. Queremos, acima de tudo, dar orientações bem claras para que você incorpore esse novo ritmo de vida pra valer, com segurança e de forma definitiva. Só assim – como um hábito saudável e não como um modismo.

Vamos colher os benefícios de um novo ritmo de vida! e veja quem vai te ajudar:

Aguardamos você, Seja bem vindo!

Por Rodrigo Suzart.

Equilibrium Clube de Corrida e Caminhada Salvador BA.

http://ping.fm/lMVPS
O Caminho Ideal para Emagrecer^

Não há dúvida de que a vontade de perder peso é um dos maiores motivos que levam alguém a começar um plano de exercício físico com orientação. E ainda que o foco seja ficar com o corpo mais bonito, a saúde sai ganhando por tabela. Além de elevar a autoestima, enxugar o exesso de gordura, em especial a do abdômen, faz um bem danado ao organismo.

Diminui o risco de doenças cardiovasculares, afasta o diabete e ajuda a manter sob controle as taxas de colesterol e triglicérides. E, nesse caso, a caminhada sai na frente em alguns aspectos.

Porém, para os que estão parados há algum tempo e precisa perder peso, o primeiro benefício de praticála é acelerar o que chamamos de metabolismo basal – aquela energia mínima que seu corpo necessita para viver. Sendo claro, para manter o coração batendo, os pulmões se enchendo e se esvaziando de ar, o estômago digerindo alimentos e por aí a fora. Metabolismo basal é, em resumo, a energia despendida para manter todos os orgãos em pleno funcionamento. Acontece que algumas pessoas, principalmente as sedentárias, são mais econômicas nesse quesito. É como se o seu organismo relutasse em gastar combustível, que então fica sobrando e termina estocado em pneus na cintura. A vantagem da caminhada é, aos poucos, mudar essa situação. Com ajuda do Clube Equilibrium e todo o seu plano de treinamento juntos com as orientações e dicas seu corpo começará a consumir mais energia até mesmo quando você estiver parado. Aí, as chances de aquilo que você come se transformar em gordura passam a ser menores.

Além da paciência, você precisa de empenho e disciplina. Não adianta caminhar hoje e, então, só sair pra caminhar na semana seguinte. Tenha sempre em mente que os seres humanos são biologicamente predispostos a poupar energia como uma estratégia de sobrevivência. Não adianta fazer dietas mirabolantes e acreditar que, por causa disso, você só precisará de uma pitada de exercício. Também não adianta encher o carrinho de produtos light e ficar com a mesma ideia errada. Se continuar parado, seu corpo vai dar um jeito de estocar gordura mesmo com a mais erpartana das dietas. Ele se tornará cada vez mais econômico em seu metabolismo basal.

Faça como a nossa Aluna Sarah:

Sarah não se imaginava correrndo por muito tempo. Foi uma das alunas que fundou o Clube Equilibrium e foi aprendendo técnicas, aprimorando outras e descobrindo que com o conhecimento passado o seu metabolismo já era outro, sua capacidade aeróbica tinha mudado muito e o seu empenho nos exercícios tinha se transformado em um estilo de vida. Sarah reduziu o seu percentual de gordura, participou de provas e até a meia maratona da Disney 2010, subiu no podium da prova da Academia Espaço 10. em fim, Parabens Sarah! E ai vai mudar também o seu estilo de vida? Veja as Fotos de Sarah e se inspire.

Participe!

Se você já é um aluno do Clube Equilibrium, Parabens!

Por, Rodrigo Suzart.

Equilibrium Clube de Corrida e Caminhada Salvador BA
http://ping.fm/vEjZW
Utilizando a gordura nos treinos^

Os dados do IBGE, Institudo Brasileiro de Geografia Estatistica, indicam que 40 % dos brasileiros têm bons motivos para brigar com a balança, sendo que 11 % declaradamente obesos, contra apenas 5% na década de 1970. O que mudou nos últimos 40 anos?
Passamos a comer cada vez mais alimentos industrializados, ricos em sal e gordura, e a fazer menos exercícios (não é o caso dos alunos do Clube Equilibrium). Para alcançar a boa forma, é preciso se dedicar a mudanças nesses dois fatores – ALIMENTAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA, sem apostar mais em um do que no outro. Precisamos do exercício físico para gastar energia. E só vamos gastar nos nossos estoques se consumirmos menos energia pela alimentação do que gastamos no dia a dia.

Por essas e outras, achamos que o importante é conhecer exatamente o percentual de gordura corporal e monitorar a sua redução. Através do nosso processo educativo junto com os treinos Super Circuito utilizamos técnicas próprias para que você aluno do Clube de Corrida e Caminhada Equilibrium consiga elevar o gasto calórico utilizando a ocilação da FC (Frequência Cardíaca), ou seja dando estímulos diferenciados com dosagens corretas e específicas para melhorar a oxidação da gordura e utilização da mesma como substrado energético.

Não espere muito ai sentado (a), participe!

Por, Rodrigo Suzart.

Clube de Corrida e Caminhada Equilibrium – Salvador BA.
http://clubeequilibrium.com/?p=680
Coisa de Mulher II^

Grande problema feminino, a retenção de líquido pode acontecer todos os meses durante o ciclo menstrual ou na gravidez. Mas o que é realmente é esse mal? A retenção hídrica é o acúmulo anormal de água e sódio, que acontece devido a alterações hormonais.

Porém, existem outros fatores que podem gerar esse distúrbio, como grande ingestão de sal, o sedentarismo e o uso de roupas muito apertadas que bloqueiam os linfáticos, dificultando a drenagem natural do organismo.

Há grande variedade de alimentos que podem culminar em uma retenção de líquido, por exemplo: alimentos mais industrializados, como os salgadinhos, enlatados, conservas, carne seca, bacalhau, temperos prontos e shoyu, que existem em sua composição sódio em demasiado.

“O sódio faz o rim reter água com o intuito de diluir sua concentração e alcançar a forma adequada para o organismo. Por conta dessa retenção hídrica, ocorre inchaço e aumento de peso”, explica Carla Yamashita, nutricionista do Fleury Medicina e Saúde, salientando um dos maiores efeitos da retenção hídrica.

A solução vem da água

São comuns dicas populares afirmando que a ingestão de água durante a retenção de líquido é prejudicial, porém, é totalmente ilusório, já que a água é o principal combatente deste problema.

“Muitas pessoas pensam que devem deixar de beber água para melhorar a retenção de líquidos, mas é justamente o contrário, tem é que beber bastante água para ela diluir o sal do corpo e ajudar os rins a eliminar os excessos”, informa Liliane Oppermann, nutróloga e médica ortomolecular.

Contudo, não é recomendável todo tipo de líquido, já que café, chá preto e bebidas à base de cola são produtos com grande quantidade de sódio. O líquido mais recomendável é a água, que deve ser ingerida, pelo menos, dois litros dela por dia.

Mesmo a água sendo o principal meio para acabar com a retenção hídrica, os alimentos também podem ser uma boa fonte de conseguir prevenir esse distúrbio. Nutrientes como o cálcio (presentes em leites e derivados), magnésio (castanhas, nozes, feijão, lentilha, soja, grãos integrais, folhosos verdes escuros, frutos do mar) e potássio (pode ser encontrado em verduras, legumes, saladas e frutas cruas), ajudam a balancear o sódio no organismo.

Corrida contra a retenção de líquido

A corrida e a caminhada também são um dos meios para ajudar no combate contra a retenção hídrica. Com a transpiração, o corpo consegue perder mais água, o que é benéfico na luta contra o distúrbio.

“Além de perder bastante água com a corrida, os exercícios aeróbios fazem coração bombear mais sangue e com isso estimular os linfáticos, evitando assim os danos provenientes dessa situação”, explica Liliane, que também indica a drenagem linfática.

Dicas

Confira as dicas da nutricionista Carla Yamashita para quem quer evitar ou se tratar da retenção de líquidos.

• Reduza o consumo de sal. Evite adicioná-lo na comida servida à mesa.

• Reduza o consumo de frios e embutidos (por exemplo, linguiça, salsicha, presunto cru, mortadela). Mesmo as versões com menos gordura como peru e chester, apresentam elevado teor de sódio.

• Cuidados com temperos prontos (caldos concentrados, shoyu), também são ricos em sódio.

• Evite o consumo excessivo de refrigerantes

• Inclua na dieta chás de ervas, gengibre, canela, cadamomo. Eles ajudam a equilibrar o líquido no organismo.

• Sucos de frutas cítricas, como limão e laranja, são ricos em potássio, e podem ajudar, contanto que não haja contra-indicação, como por exemplo, problemas renais.

• Para diminuir a retenção de líquidos, habitue-se a ingerir alimentos como frutas, verduras e legumes (melancia, morango, agrião, etc);

• Se não há restrição médica, beba bastante água. Além de ajudar a diminuir a retenção hídrica também auxilia no funcionamento intestinal.

Equilibrium Clube de Corrida e Caminhada Salvador BA

http://ping.fm/GiHHY
Coisa de Mulher^

Entenda as fases da menstruação e saiba quando seu desempenho provavelmente melhora ou piora

Mulheres são verdadeiras caixinhas de hormônio. Tudo o que rege a vida no universo feminino tem a ver com eles e suas fases ao longo do mês. E com o desempenho na atividade física não é diferente. Conhecendo bem essas fases e suas peculiaridades, é possível se preparar melhor e até direcionar o treinamento.

Um ciclo menstrual de 28 dias pode ser dividido em quatro fases: menstruação (1º ao 4º dia), pós-menstrual (5º ao 11º dia), intermenstrual (12º ao 22º dia) e pré-menstrual (23º a 28º).

“Na fase pós-menstrual, o desempenho físico ideal geralmente é alcançado, e isso se dá por causa da taxa de estrógeno que aumenta”, explicou Adriana Piacsek, treinadora da TPM – Treinamento Para Mulheres. Outra vantagem desse período é a ativação da glândula supra-renal, que provoca maior secreção de noradrenalina e também favorece a corrida.

Durante a menstruação, existe uma diferença entre atividades de longa duração e de velocidade. “Cerca de 70% das mulheres alcançam desempenho igual ou melhor, enquanto 30% têm uma queda. Mas a diminuição dessa performance, geralmente, refere-se a exercícios mais prolongados, enquanto em trabalhos de velocidade há uma melhora”, afirmou a treinadora. Mas vale ressaltar que essas mudanças se fazem apenas com efeitos psicológicos, já que o sangramento em si não interfere na capacidade de executar exercícios.

Na fase intermenstrual, os dos hormônios femininos (estrógeno e progesterona) estão em plena fase de mudança, ou seja, os níveis de estrógeno estão caindo e os de progesterona subindo, o que favorece atividades aeróbicas, como a corrida. Por isso, prefira puxar seus treinos longos nesse período, já que você vai sentir bem menos a carga.

A última fase é a mais complicada delas, pois existem variáveis como cólicas e TPM, já que nem todas as mulheres apresentam esses sintomas. “Quando surgem dores menstruais mais fortes, aconselha-se tomar cuidado com a carga de exercícios ou até mesmo limitá-los”, indicou Adriana Piacsek. É nesse período que os dois hormônios femininos começam a cair e aquelas que sofrem de TPM começam a ter suas crises. Se você não se sente bem para correr nesses dias, opte por atividades que aliviem o estresse, como alongamento e hidroginástica. Os exercícios na água ajudam ainda a combater a retenção de líquidos.

http://clubeequilibrium.com/?p=758
Abdominais para corredores^

Saiba qual a importância desse exercício e quais são os melhores para quem corre

Você é daqueles corredores que dispensa a aula de abdominal e pensa que esse tipo de exercício é apenas para aqueles que querem ficar sarados? Então, é hora de deixar essa idéia de lado e utilizar esses exercícios como aliados da sua corrida.

Fortalecer a região do abdômen é importante para o corredor, pois é essa parte do corpo que dá sustentação para todo o tronco e ajuda o atleta a ter uma boa postura. “Os músculos abdominais, assim como os dorsais, assumem uma função ímpar na estabilização do tronco na corrida. Estes músculos estão intimamente ligados à atenuação de sobrecarga na coluna, ou seja, quanto maior a força deles, maior será a proteção recebida pela coluna durante a atividade”, disse Rodrigo Lobo, bacharel em educação física pela Universidade de São Paulo e diretor da equipe Way 2 Run Assessoria Esportiva e Personal Trainer.

O treinador Rodrigo Lobo ressalta ainda que a execução de exercícios para os músculos abdominais é recomendada para a prevenção de dores na região lombar da coluna vertebral, chamada de lombalgia, e contribui para a redução de sobrecarga imposta aos discos invertebrais, que pode evitar hérnias.

Os músculos abdominais possuem características próprias de um músculo estabilizador e, por isso, a carga de exercícios deve ser adequada ao nível de treinamento de cada atleta. “Como a contração desses músculos é mantida por horas seguidas, sem intervalos de descanso, séries muito longas e diárias de exercícios abdominais podem gerar um quadro de fadiga crônica e, com isso, perda de eficácia de suas funções”, alertou Rodrigo Lobo.

“Esses exercícios podem ser feitos de três a quatro vezes por semana, sempre respeitando o limite de cada um”, explicou o treinador esportivo Fabricio Artesi, da Ecofit Club, que ressalta a importância de ficar atento à proporção volume versus intensidade para não sobrecarregar o organismo. “O atleta deve descansar no mínimo 24 horas entre cada treino”, completa Rodrigo Lobo.

Manter os músculos abdominais fortalecidos não é tarefa fácil. O treinador Fabricio Artesi aconselha que o corredor escolha, juntamente com o professor, o exercício ideal para o seu objetivo. “Se em um momento do treinamento o atleta quer aumentar sua velocidade, deve dar ênfase a exercícios que estimulem a explosão. Já aqueles que estão se preparando para uma prova mais longa, farão exercícios de resistência”, afirmou.

Os melhores exercícios

“Diversos músculos compõem a parede abdominal, porém o músculo reto abdominal é um dos mais requisitados durante a corrida”, disse Rodrigo Lobo, que alerta para o perigo da sobrecarga na coluna resultante da intensidade muito grande desses exercícios. “Por isso, antes de começar qualquer exercício, procure um profissional competente para orientá-lo”, aconselhou Lobo.

Para um iniciante, é recomendado começar pelos exercícios na posição deitada, executando flexão parcial do tronco e as pernas presas. Em seguida, o atleta evolui para movimentos com pernas elevadas e para exercícios de maior flexão do tronco com as pernas livres.

Alguns exercícios para corredores:

- Remador: iniciar deitado de barriga para cima com o corpo estendido, levantar o tronco, abraçar os joelhos e voltar à posição inicial.

- Twist: iniciar sentado com os pés levantados, joelhos semi-flexionados e segurando uma medicine ball. Leve a bola para o lado direito e as pernas para o lado esquerdo fazendo uma rotação de tronco e alternando os lados sem parar.

- Estabilização de tronco: deitado de barriga para baixo, apóie os cotovelos e a ponta dos pés no chão e estabilize o tronco em linha reta por 30 segundos.

Aumento de força

Uma outra recomendação seria complementar esses exercícios mantendo os músculos abdominais contraídos durante os outros exercícios de musculação. Essa manobra é chamada de contração isométrica dos músculos abdominais e é muito usada para o aumento de força. Vale lembrar ter músculos abdominais fortes não necessariamente significa tê-los aparentes. Por isso, não se esqueça de exercitá-los independentemente de sua condição física. Pessoas com baixo índice de gordura corporal podem apresentar abdominais aparentes, porém podem estar fracas, completou o treinador.

Equilibrium Clube de Corrida e Caminhada Salvador BA.
http://ping.fm/860dF
Supermercado do Corredor^ Corredor vai às compras.

Saiba em quais produtos vale a pena gastar um pouco mais no supermercado

Por Matthew Kadey | Ilustração Fayaz Jafri

Se você está sempre de olho nos preços de tudo o que vai para o carrinho do supermercado, está no caminho certo. De desconto em desconto, é possível conseguir uma boa economia na conta final. Mas saiba que, em alguns alimentos, vale a pena gastar um pouco mais — pelo bem da saúde, do desempenho na corrida e do meio ambiente. Veja onde investir.

Vale pagar mais: Carne orgânica

Em um estudo publicado em 2006 no diário Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, pesquisadores testaram vários cortes de carne de gado alimentado com capim (portanto, “orgânica”) e com ração e concluíram que o primeiro tem níveis mais altos de dois tipos de gordura ômega 3 (que reduz as inflamações) e ácido linoleico conjugado (ALC), que alguns estudos relacionaram à perda de gordura corporal. Eles também descobriram que a carne orgânica é mais pobre em gordura saturada. Procure pelos selos do Instituto Biodinâmico e da Associação de Agricultura Orgânica (que certificam a carne orgânica).

Economize: Coxa de frango

Em um estudo publicado em 2006 no diário Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, pesquisadores testaram vários cortes de carne de gado alimentado com capim (portanto, “orgânica”) e com ração e concluíram que o primeiro tem níveis mais altos de dois tipos de gordura ômega 3 (que reduz as inflamações) e ácido linoleico conjugado (ALC), que alguns estudos relacionaram à perda de gordura corporal. Eles também descobriram que a carne orgânica é mais pobre em gordura saturada. Procure pelos selos do Instituto Biodinâmico e da Associação de Agricultura Orgânica (que certificam a carne orgânica).

Vale pagar mais: Azeite de oliva virgem

Um estudo publicado em 2006 no Annals of Internal Medicine (EUA) constatou que os azeites de oliva minimamente processados, como os virgens e os extravirgens, contêm os polifenóis mais antioxidantes (algumas dessas substâncias agem como anti-inflamatórios, o que pode ajudar a musculatura dos atletas). Eles também são melhores para os níveis de colesterol que os azeites refinados não-virgens.

Economize: Sardinha em lata

De acordo com um estudo da Universidade Federal Fluminense, publicado em 2008, o atum, um peixe que vive do consumo de outros peixes, possui um índice acima do esperado de contaminação com mercúrio. O que não acontece com a sardinha, outro peixe rico em ômega 3, mas menor e que se alimenta basicamente de plâncton, ficando mais longe da poluição do mar. A versão em óleo da sardinha enlatada conserva melhor o ômega 3, nutriente que integra a gordura do peixe.

Coma Melhor

Invista nos sais gourmet, como o sal defumado, para finalizar seus pratos.
Eles dão bastante sabor aos alimentos, o que permite usar menos deles.

Vale pagar mais: Pimentões, aipo, pêssegos, maçãs e nectarinas orgânicas

A ONG americana Environmental Working Group constatou que, entre as frutas e os vegetais mais populares, esses cinco acima contêm a maior quantidade de resíduos de pesticidas. “Então, se você vai comer a casca desses alimentos”, afirma Gidus, “principalmente nos casos de frutas com cavidades onde os pesticidas podem se alojar, como os morangos, vale investir na versão orgânica.” Outra forma de evitar a exposição aos resíduos é optar por alimentos menos afetados, como cebola, abacate, milho, abacaxi, manga e aspargos.

Economize: Frutas, legumes e verduras sazonais

Descubra quais os alimentos da estação, pois eles são vendidos a preços mais baixos nas feiras e supermercados. No outono, a partir de maio, procure pela berinjela, rica em betacaroteno, vitaminas do complexo B e potássio. Entre as folhas, acelga, agrião e almeirão são ricas em vitaminas C (antioxidantes), A e B (que regulam o metabolismo). Entre as frutas, procure por abacate, que contém um poderoso estoque de proteínas, repõe as energias e é rica em vitamina E (que ajuda nas defesas do organismo) e também por maçãs ou tangerina, fontes de vitamina C.

Vale pagar mais: Ricota light

Engana-se quem pensa que o queijo branco é livre de gordura. “Esse queijo ficou com a fama de light, mas não é”, afirma a nutricionista Renata Trommer, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Se você procura por uma opção igualmente rica em proteínas e cálcio, mas pobre em gorduras, opte pela ricota fresca light: 100 g contêm cerca de 11 g de proteína (o queijo branco possui 10 g) e só 0,3 g de gordura (contra 11,4 g). A ricota fica ótima com salada de folhas, tomate e manjericão, em massas, torta de legumes e no recheio do sanduíche.

Economize: Sacos grandes de salgadinhos

As embalagens pequenas de salgadinhos (geralmente pacotes de 100 calorias) custam de duas a três vezes mais por grama que suas equivalentes maiores. Prefira as grandes e divida você mesmo em porções. E troque aqueles pacotinhos de salgadinhos de queijo de cor laranja por um sacão de pipoca. “Apesar de controlarem as porções a serem consumidas, muitos desses salgadinhos de 100 calorias são compostos por alimentos pouco nutritivos, como batatas fritas e biscoitos”, diz Gidus

Vale pagar mais: Frutas vermelhas

Não tão abundantes no Brasil, as frutas vermelhas como morango, mirtilo, amora, framboesa e cereja são facilmente encontradas na versão congelada – e ainda assim muito saudáveis. O pigmento que dá cor a essas frutinhas é rico em antocianina, substância com efeito anti-inflamatório. “Ela também previne a hiperglicemia e possui capacidade anticancerígena”, diz a nutricionista Paula Bertolucci, especialista em nutrição esportiva e sócia da clínica PB Consultoria em Nutrição. Dica: bata uma porção das frutas com um copo de leite de soja ou água de coco.

Economize: Ovos normais

Por que não vale a pena gastar dinheiro em ovos caipiras? Afinal de contas, as galinhas que ciscam ao ar livre produzem ovos com mais betacaroteno, ômega 3 e vitamina D. O problema é que o Ministério da Agricultura Brasileiro especifica que os produtores usem o termo “caipira” quando as galinhas forem criadas de forma extensiva, fora de gaiolas – mas “fora das gaiolas” pode significar qualquer coisa, de um gramado a uma laje de concreto. Além disso, nem sempre esse tipo de produção possui uma certificação, o que diminui as chances de ser confiável. A menos que você possa falar diretamente com o produtor, opte pelos ovos normais, que têm muitos nutrientes.

http://ping.fm/CV6io
Qual barrinha de cereal você deve usar? ^

Escolha a barrinha certa para seu tipo de treino e nível de condicionamento

Por Paula Brandão

Bateu aquela fominha? Acabou o treino e não sabe o que comer? Vai correr e precisa de combustível rápido? Para muita gente, a solução nesses casos é uma só: comprar uma barrinha. Tudo certo, mas só se você souber o que está devorando. “É preciso checar qual produto se ajusta a seu perfil e à demanda nutricional de cada treino”, diz a nutricionista Suzana Bonumá, especialista em fisiologia do exercício pela USP. Encontre a seguir a companhia ideal para otimizar os treinos e ter um dia a dia mais saudável.

De fruta

Fabricadas à base de frutas secas e compactadas. A mais conhecida é a bananinha.
Vantagens: ajudam a atingir a meta de ingestão diária de frutas (cinco porções). De acordo com o American Institute for Cancer Research, essa quantidade contempla vitaminas necessárias ao corpo e reduz em até 32% a incidência de câncer.
Ideal para… abastecer antes de treinos leves, de menos de uma hora.
Alerta: Muitas têm adição de açúcar e chocolate, portanto, fique atento ao rótulo. “Quem está cuidando do peso deve preferir as naturais”, afirma Suzana.

Algumas opções salada de Frutas Levittá (58 kcal), Supino light Banana e Fibras (59 kcal) e Nutry light Ameixa com Banana (71 kcal).

De cereais

Feitas à base de mix de cereais, como aveia, linhaça e flocos de arroz.
Vantagens: costumam ter a quantidade ideal de calorias e carboidratos para treinos de até uma hora. Algumas possuem alto teor de fibras, que ajudam na sensação de saciedade.
Ideal para… combustível suficiente para corridas de até 1 hora.
Alerta: algumas pessoas têm desconforto gástrico ao consumir barrinhas antes do treino (pelo teor de fibras). Faça o teste e veja como seu organismo reage.

Algumas opções Neston light banana com chocolate (83 kcal), Nature Valley Granola, Amêndoas e Uvas-passas ( 91 kcal) e Trio Light Castanha e Avelã com chocolate (100 kcal).

Proteicas

Trazem grande concentração de proteína na composição, além de carboidrato. “Algumas apresentam quantidades consideráveis de chocolate e gordura para disfarçar o gosto residual de proteína”, explica Suzana.
Vantagens: sua composição é tão completa quanto um lanche. A quantidade de proteína equivale a um ovo cozido ou meio bife pequeno e a de carboidrato é muitas vezes até maior que a das barras de cereais. Promove a recuperação muscular pós-treino.
Ideal para… corredores que treinam pesado por mais de duas horas e precisam repor nutrientes essenciais (como proteínas) para reparar as fibras musculares. O ideal é ingerir a barra até uma hora após a corrida.
Alerta: se preferir consumir a barra antes da corrida, faça isso duas horas antes. Como a proteína é um nutriente de digestão lenta, você pode ter algum desconforto. Se você treina pesado, não substitua refeições inteiras pela barrinha: ela não contém nutrientes essenciais para você, como ferro e zinco.

Algumas opções Protein Bar AGE Outside NutriLatina (190 kcal), Cream Crunch Bar Pró Premium-Line (220 kcal) e Myoplex Carb Sense (260 kcal).

Energéticas

Possuem altas concentrações de carboidrato e também boas doses de proteína, açúcar e gordura.
Vantagens: é uma injeção de carboidrato na veia. Garantia de que o organismo não vá buscar a glicose dos músculos.
Ideal para… maratonistas ou atletas de alta performance, que precisam de suporte para atingir a quantidade de calorias e nutrientes ingeridos diariamente e que geralmente consomem antes de treinos e provas.
Alerta: são verdadeiras bombas calóricas provenientes basicamente de carboidrato. Se não estiver treinando intensamente, passe longe.

Algumas opções Mega Gym PowerFit Energy Bar Nutrilatina (150 kcal) e PowerBar Performance (240 kcal).

Equilibrium Clube de Corrida Salvador BA
http://clubeequilibrium.com/?p=778
Mais idade, mais corrida, mais saúde^ O clube de Corrida e caminhada Equilibrium, Salvador BA é o único clube de atividade aeróbica e funcional com professores especializados em envelhecimento saudável e promoção da saúde em indivíduos adultos. Confira!

A expectativa de vida vem aumentando e pessoas mais velhas descobrem, cada vez mais, os benefícios da prática de esportes, principalmente corrida e caminhada, para garantir a qualidade de vida

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os brasileiros estão vivendo mais. A expectativa de vida é de 68 anos e, em 2020, estima-se que sejam 30 milhões de pessoas com mais de 65 anos, 13% da população.
Esse crescimento traz, junto, a preocupação em manter saúde e qualidade de vida em qualquer idade.

Segundo o Institute for Social and Economic Research Essex University, os jovens gastam menos tempo com atividades físicas que os mais idosos. Britânicos entre oito e 19 anos gastam 25 minutos diários a menos com exercícios em relação aos com mais de 65 anos, e enquanto apenas 12% dos mais velhos são inativos, 22% dos jovens entre oito e 35 anos não fazem mais do que dez minutos de exercício por dia.

“A atividade física não reverte o envelhecimento, mas o desacelera”, diz Rosemary Rauchbach, mestre em atividades físicas pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria.


Com o tempo, as mudanças

Com os anos, uma série de alterações fisiológicas modificam o funcionamento do corpo. A principal é a perda da força muscular, que primeiro se dá na perna (quadríceps). Além das alterações estruturais, de tamanho e diâmetro de fibras, os músculos diminuem as suas conexões com o sistema nervoso e vascular, deixando-os parcialmente inativos ou totalmente inativos.

Com os músculos, perde-se também a capacidade aeróbia (uma caminhada, por exemplo, torna-se anaeróbia, sem metabolismo de oxigênio, e é preciso parar para descansar várias vezes).

Importante para o funcionamento muscular, o tecido conjuntivo também sofre. “Tudo que é formado por ele [cartilagens e tendões] perde elasticidade, fica mais rígido e menos fluído, dificultando o suporte de impactos”, explica Rosemary.

Lucas Samuel Tessutti, mestre em biologia funcional e molecular pela Unicamp (Universidade de Campinas) e doutorando do LABEX (Laboratório de Bioquímica do Exercício) na mesma universidade diz que, com a idade, diminui a capacidade neuromuscular, cardiovascular e endócrina. Nas mulheres, a redução da produção de estrógeno com a menor produção dos hormônios LH
(luteinizante) e folículo-estimulante (FSH) ainda traz outros problemas.

“Aos 48 anos, tinha osteoporose avançada e a recomendação de caminhar. Os resultados eram lentos e decidi acelerar os passos e correr. Curei a doença e guardo com carinho o último exame. A corrida me trouxe saúde, amigos e admiração”, diz Luzia Paduim Silva, 60 anos.

Comece já!

Segundo levantamento realizado pelo Datafolha, o sedentarismo, associado a uma dieta inadequada, é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, que matam 300 mil pessoas por ano no país. Para Sérgio Perez, doutor em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo) e membro do laboratório de fisiologia do exercício da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), parte das doenças crônico-degenerativas (como diabetes tipo 2, obesidade, hipertensão arterial e artrose) estão relacionadas aos prejuízos circulatórios. Com ajuda da equipe multiprofissional do Clube de Corrida, Equilibrium Salvador BA, os níveis de sedentarismo ficam cada menores e os riscos são substituídos por saúde e autonomia.

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia e da Universidade Estadual da Califórnia acompanharam 91 corredores entre 50 e 60 anos para analisar se a corrida influenciava a redução de fatores de risco para contrair doenças cardiovasculares. A conclusão é que, durante o treinamento, os valores de pressão arterial, colesterol, triglicérides e glicose sanguínea são inferiores (e superiores para os níveis de HDL, o bom colesterol) em comparação aos valores de indivíduos sedentários da mesma idade.

Por isso, não importa a idade, é hora de calçar o tênis e correr. Prova disto é que recentemente o canadense Ed Whitlock, aos 73 anos, fez 2h54min48s em uma maratona, tornando-se o primeiro homem com mais de 70 anos a finalizar os 42 km em menos de três horas.

Matéria da revista Sports Medicine mostrou os resultados de uma pesquisa realizada com atletas de alto nível depois que deixaram as pistas,e verificou que a perda da capacidade cardiovascular (consumo máximo de oxigênio – VO2 Máx) é maior para os que pararam de treinar.

A cada década o declínio da capacidade cardiovascular é de 0,5% para indivíduos treinados, 1% para indivíduos moderadamente treinados e 1,5% para indivíduos não-treinados. Ou seja, a perda cardiovascular é três vezes maior para aqueles que se tornaram sedentários.

“A capacidade oxidativa (aumento do tamanho e no número de mitocôndrias – produtoras de energia, aumento do tamanho e da quantidade de capilares sanguíneos e do número de fibras lentas) tende a ser menor com o envelhecimento, mas permanece mais alta após um período de treinamento”, explica Tessuti.

Além da saúde, a corrida traz ainda o benefício estético. “O envelhecimento da pele é causado pela diminuição da produção do colágeno”, explica Christiana Moron, mestre em dermatologia pela USP, membro da Academia Americana de Dermatologia e do Instituto Vita. Mas a atividade física regular e de intensidade moderada ativa a circulação sanguínea e estimula a produção de colágeno, minimizando o processo.

**A partir de hoje, o Clube de Corrida e Caminhada Equilibrium, Salvador BA, apresentará uma série de reportagens especiais sobre a corrida após os 50. Veja na próxima semana como deve ser o treinamento nesta idade.

Equilibrium Clube de Corrida e Caminhada Salvador BA.